sábado, 5 de janeiro de 2013

O Palhaço da Felipe Schmidt


-Oi Mocinho bonito, leva esse cachorrinho fofo pra casa leva! Foi o que ouvi ao passar ao lado de um curioso palhaço na Rua Felipe Schmidt, numa terça-feira ensolarada e agitada no centro de Florianópolis.  Acompanhei a abordagem dele por alguns segundos com as crianças, mães e jovens, e curiosa decidi saber quem era aquele homem de peruca colorida e rosto pintado, que chamava atenção e tirava muitos sorrisos de quem passava.

Há 20 anos, José Rinaldo da Silva, 52, trabalha como palhaço nas ruas de Florianópolis, aniversários e eventos.  O Manezinho da Ilha tem quatro filhos e quatro netos, dos quais com a remuneração variável de seu trabalho, ajuda para o sustento. José casou e sempre morou no centro da cidade.  O Palhaço Piu-Piu, nome que recebeu de sua filha, tem como principal atividade fazer esculturas de balão.  - Esse amarelo que acabei de fazer é um cachorrinho, as crianças adoram. É o que eu faço mais. Disse orgulhoso.

Cada peça de balão custa entre R$1,50 á R$2, dependendo do tamanho. José vende em média 30 balões durante a tarde.  Costuma ir ao centro da cidade duas a três vezes por semana, não tem dia fixo, pois prefere lucrar com os eventos e aniversários que participa. 


A roupa que vestia ganhou de aniversário da sua filha mais velha. E geralmente, é o look que usa para trabalhar. A arte no rosto é ele que faz. – É a parte que mais gosto, de me pintar. Essa ficou boa? Gostasse? . Respondi sorrindo e anotando rapidamente algumas palavras dele.

Já me despedindo daquela conversa descontraída,  agradeci, e a última palavra dele foi: - Sucesso Menina!



2 comentários:

  1. Sucesso Josi... MENINA Mulher, Guerreira, que sabe o que diz, gosta do que faz e vai Longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu parceira!:) Sucesso para nós, estamos juntas na batalha!O/\O Beijos!

      Excluir